segunda-feira, 27 de abril de 2009

SEMANA DO CURSO DE HISTÓRIA

Hoje, dia 27 de maio de 2009, estaremos convocando voluntários para trabalhar como Apoio Técnico na Semana do Curso de História. Se você quiser se candidatar, pode também enviar um e-mail para historia@msb.br.
O Apoio Técnico é super importante na realização de eventos.Auxiliam tanto os palestrantes quanto os alunos ouvintes em várias tarefas e na organização das apresentações.

Quer apresentar sua pesquisa? O dia destinado ao Painel de Monografias da Semana de História será na quarta-feira. Inscreva seu trabalho, com um resumo do tema, fontes, problemas e metodologia para que possamos publicá-lo no site do UniMSB.

Em breve Cartaz e programação disponíveis para todos!

terça-feira, 21 de abril de 2009

VISITA TÉCNICA DO UNIMSB

As professoras Suzi Aguiar e Angela Castilho promoveram neste último domingo - dia 19 de abril, uma visita técnia a vários locais de memória da Cidade do Rio de Janeiro, alguns dos points de visita foram o Centro Cultural do Banco do Brasil e a Igreja da Candelária.
Participaram do evento estudantes do primeiro e terceiro períodos do Curso de Licenciatura em História, e alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física.



Registro feito pela Thabatta, do terceiro período de história

Tirou fotos da visita técnica? Quer publicar no blog? Escreve pra gente! ;)

RODA VIVA - CARLOS GUILHERME MOTA



"Roda Viva com Carlos Guilherme Mota:
O historiador analisa a democracia brasileira, traça a origem da corrupção no país, avalia o governo Lula e comenta a chegada de Obama ao poder nos EUA." Os melhores momentos do Roda Viva (20/4/09)estão disponíveis no memória roda-viva e podem ser acessados no site http://www.iptvcultura.com.br/sections/ondemand/?id=489 (copie e cole na barra de endereço do seu navegador)


LEIA TAMBÉM A ENTREVISTA DO AUTOR NO JORNAL ESTADÃO Fonte: Estadão: Suplementos http://www.estadao.com.br/suplementos/not_sup92977,0.htm

sexta-feira, 17 de abril de 2009

VOTAÇÕES ENCERRADAS!!!

O TEMA DA SEMANA DO CURSO DE HISTÓRIA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2009 É

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR

AINDA HÁ TEMPO DE VOCÊ ENVIAR SUA PROPOSTA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO, COM RESUMO DO SEU TEMA PARA: historia@msb.br

PARA PARTICIPAR DA ORGANIZAÇÃO ENVIE E-MAIL PARA O E-MAIL ACIMA INDICANDO "APOIO TÉCNICO" NA LINHA DE ASSUNTO COM SEU NOME, TURMA E NÚMERO DE MATRÍCULA.

terça-feira, 14 de abril de 2009

NOTÍCIAS!



* SELEÇÃO DE BOLSISTAS NA CASA DE RUI BARBOSA!!!

http://www.casaruibarbosa.gov.br/template_01/default.asp?page=materia&VID_Secao=9&VNM_Secao=notícias&VID_Materia=1393

A INSCRIÇÃO VAI ATÉ O DIA 18 DE MAIO, SE VOCÊ QUE É GRADUANDO TEM ALGUM INTERESSE EM UM DOS TEMAS OFERECIDOS PELA FUNDAÇÃO ARRISQUE!

*PRORROGAMOS A VOTAÇÃO ATÉ SEXTA-FEIRA! NÃO DEIXE DE VOTAR NO TEMA DA SEMANA DE HISTÓRIA, PARTICIPE!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

CURSOS NO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

Para os alunos de História que sempre me perguntam sobre cursos paralelos na área de pesquisa, o Museu Histórico Nacional está com uma série de cursos interessantes na área de preservação de documentos em papel, de fotografias e de documentação digitalizada! Os cursos são pagos, porém possuem descontos estudantes e filiados a Associação de Amigos do Museu.

Visite o site do MHN para maiores informações:

http://www.museuhistoriconacional.com.br/

quarta-feira, 8 de abril de 2009

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

A Semana de História aconterá entre os dias 11 e 15 de Maio de 2009, no Teatro do UniMSB. Se você é ex-aluno do curso ou está cursando TCC I ou TCC II poderá inscrever sua pesquisa como comunicação coordenada!

Para isto basta enviar um resumo do seu trabalho, contendo objetivos, tema central, problematização do tema (em texto de dois parágrafos) para o e-mail: historia@msb.br
assinalando em assunto "comunicação coordenada". Entraremos em contato com você para acertar a data de sua apresentação caso ela se enquadre no tema escolhido para a Semana!

Os alunos que desejarem ser voluntários da semana do curso, como apoio técnico, também poderão escrever para historia@msb.br indicando "Apoio Técnico" na linha assunto.
Os alunos de apoio técnico ajudam na organização do evento. São eles quem recepcionam os colegas, controlam a lista de presença, apoiam os palestrantes no uso dos equipamentos e os orientam quanto ao espaço institucional.

No semestre passado tivemos 20 alunos do curso auxiliando na organização do evento! Cinco de cada período! As equipes foram muito competentes e dinâmicas! Esperamos que novos colegas participem desta edição do evento com a mesma solicitude!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Alô Amigos!!!

Está aberta a enquete para a votação do tema da semana de História 2009.

Para inscrever a apresentação de seu trabalho envie o resumo de sua pesquisa para historia@msb.br, assunto: "comunicação coordenada"; A apresentação de trabalhos é restrita aos alunos em fase de redação do TCC I e II e aos Ex-alunos do curso.

Para ser voluntário da organização do evento, envie para historia@msb.br, assunto: "apoio técnico";

Participe!