segunda-feira, 21 de setembro de 2009

cursos de extensão

ESTARÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO EM HISTÓRIA

ALÉM DO CURSO SOBRE EGITO ANTIGO DA PROFESSORA SUZI SANTOS DE AGUIAR TEREMOS TAMBÉM A OFERTA DOS SEGUINTES CURSOS:

"O índio na História do Brasil" ministrado pelo professor doutor Vlademir José Luft nos dias 17 de outubro a 07 de novembro, sábados das 13h às 16h20. Informações com o professor ou na Coordenadoria de Extensão. Carga-horária de 16h. Valor R$30,00.

"A História da Zona Oeste: da Colônia à República" ministrado pelo professor doutor Leonardo Soares dos Santos (UFRJ) nos dias 24 de outubro a 31 de outubro. Carga-horária de 16 horas. Valor R$30,00.


Informações e inscrições na Coordenadoria de Extensão - Térreo - Bloco E.

Dúvidas: extensao@msb.br

Sugestões de temas de cursos de extensão: historia@msb.br

NOVIDADES

NOVAS AQUISIÇÕES DA BIBLIOTECA PARA O CURSO DE HISTÓRIA

QUERIDOS!!!

Recebemos uma série de livros da Fiocruz! Muitos serão usados nas disciplinas de História da África e em Prática de Ensino III trazidos pela Professora Suzi Aguiar. Segue a listagem dos que já foram encaminhados a nossa biblioteca (alguns deles estarão disponíveis apenas para consulta - por termos recebido apenas 01 exemplar):

Assunto: Prática de Ensino

ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO. Temas de Ensino Médio: trilhas de identidade. RJ: Fiocruz, 2004.
ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO. Temas de Ensino Médio: Formação. RJ: Fiocruz, 2006.

Assunto: História da África

KORNEGAY, Francis & DADA, Jabulanti. A África do Sul e o IBAS: Desafios da Segurança Humana. Porto Alegre: Fundação UFRGS, 2007.
LIER, R.A.J. Van. Sociedade de Fronteira: uma análise social da história do Suriname. Coleção América do Sul. Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 2005.
COELHO, Pedro Motta & SARAIVA, José Flávio. Fórum Brasil-África: Política, Cooperação e Comércio. Brasília: Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, MRE, 2004.
CÂMARA, Irene Pessoa de Lima. Em nome da democracia: a OEA e a crise Haitiana - 1991-1994. Instituto Rio Branco/ Fundação Alexandre Gusmão. Brasília: 1988.
PENNA FILHO, Pio. O Brasil e a África do Sul: o Arco da Política Externa Brasileira (1918-2000). Série Sulafricana. Porto Alegre: CESUL/UFRGS, 2008.


LISTAGEM DE ESTUDANTES FALTOSOS DO ENADE 2004, 2005, 2007 E 2008. SELECIONADOS PARA FAZER O ENADE 2009.

Alunos e ex-alunos que estiveram ausentes nos anos anteriores no exame do ENADE foram inscritos para realizar a prova em 2009. Se este é o seu caso procure a coordenação ou a listagem oficial em nossa Instituição para verificar se você foi selecionado para realizá-la este semestre.

Lembramos que a realização da prova é OBRIGATÓRIA!!!


ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

Alunos da turma 41061 agoram terão orientação de monografia realizada pelos professores do NDE (Núcleo docente estruturante). Procurem os professores para o preenchimento da Declaração de Orientação antes da entrega do 2o. Capítulo de suas monografias. As fichas estão disponíveis para cópia com a coordenadora do curso e na Copiadora próxima a Cantina do Bloco D.



Em breve mais novidades e notícias!
Grande e carinhoso abraço a todos.